TCC


A implantação do Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, em edificações foi sendo criado de forma gradativa, antes mesmo de o componente curricular fazer parte da grade do curso.
A coordenadora do curso à época, professora Sandra, solicitou meu auxilio, bem como dos professores: Pereira, Rozzane e Maria Helena no acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos dos alunos e na formação de bancas de TCC.
Os TCCs foram evoluindo a cada semestre e hoje sendo obrigatório para conclusão do curso.
Os projetos desenvolvidos pelos alunos apresentam grande qualidade e são voltados para interesse da comunidade, visando não só os aspectos de construção civil, mas o lado social.
Ao acumular a Coordenação do Curso de Meio Ambiente transferi meus conhecimentos e práticas em orientação aos projetos para o curso em questão, uma vez que o mesmo iniciava o componente em sua grade curricular.
Os projetos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico em meio ambiente, visam não só a conquista de uma vida mais saudável, mas a procura por soluções de reconstrução de nosso planeta.
Nas apresentações efetuadas dos Trabalhos de Conclusão do Curso-TCC, é que existe o verdadeiro retorno da atuação dos profissionais na área da educação. São nelas que tudo o que o aluno teve de informações e didática, serviu de base para que ele efetuasse uma determinada pesquisa e a desenvolvesse.
A banca avaliadora bem como os colegas tem papel fundamental no sentido de dever cumprido, pois cada um mostra o que tem de melhor, ele procura se destacar de forma positiva perante os demais.
É nesta hora que a máxima do professor pode ser alcançada, ou seja, o aluno surpreendendo e superando o mestre.