? e respostas

Pergunta 01:
Aluno: Gabriel Toledo De Há Veja
O Senhor foi nomeado em 2008, na gestão do antigo diretor e disse, também, que no último semestre os técnicos não receberam materiais. Quais medidas o senhor tomou para poder ajudar os estudantes? Se não fez nada, por quê?

Resposta:
Eu tomei todas as medidas cabíveis e possíveis, que foram encaminhadas e cobrada da direção, e esta negou todos os pedidos, não medi esforços na tentativa de obter tais recursos, inclusive diante das sucessivas recusas de atender minhas solicitações, para amenizar o problema foram feitas parcerias com empresas onde os alunos participaram de visitas técnicas, nas linhas de produção de materiais, sendo que nas próprias empresas os alunos puderam exercer o aprendizado na prática nos canteiros de obras.


Pergunta 02:
Aluno: DANIEL ARSEGA BALLENOT
Assunto: Bloqueio de catraca no horário de aula.
A implantação de catracas foi uma idéia muito boa, mas bloqueá-las em horário de aula eu não estou de acordo, pois muitas vezes a minha sala não tem aula, o preço da cantina é um absurdo e tem muita gente como eu que acha muito mais prático comprar comida fora.

Resposta:
No meu plano de direção, há medidas para controlar a falta de professor, pretendo que as aulas não dadas sejam esporádicas, quando houver ocorrência do fato, o aluno estará dispensado tendo a possibilidade da saída.
Quanto à cantina, estaremos conversando com os proprietários e tentando renegociar alguns valores, o aluno que fica integralmente, poderá sair no horário do almoço para comprar sua comida aonde lhe for conveniente, pois 11h 30 até 13h 30 a catraca é liberada (não é horário de aula), mas tenho projeto de melhoria no refeitório dos alunos o que acaba gerando uma redução de gastos para aqueles que continuam na escola para o aprendizado Técnico. No horário da tarde iremos fazer um estudo junto aos pais e alunos maiores de idade para, então, decidir se elas ficarão travadas ou liberadas. À noite elas serão liberadas para saída.

Pergunta 03:
Aluno Lucas Affosno S. Pereira

A antiga gestão faliu a nossa APM. Se eleito, como candidato pretende reerguer esse importante recurso da nossa escola?

Resposta:
Através da conscientização da necessidade da contribuição espontânea a valores acessíveis, da necessidade da identificação “uniformização” não só para garantir a segurança da comunidade escolar, mas esta medida que vem proporcionando a APM uma base para se restabelecer, locação dos armários, eventos de interação na comunidade como festas, esportes.
A uniformização não deve ser vista apenas como medida de segurança, mas um trabalho  de revalorização do nome ETEc GV, onde os alunos voltem a sentir orgulho e querer carregar no peito o nome da Instituição.

Pergunta 04:
Aluno: Não identificado
Você é vinculado ao Celestino. Poderia explicar?

Resposta:
De maneira alguma, eu sou professor do Curso de Edificações desde 2003 quando ingressei na GV, e em 2008 fui indicado pelos professores do Curso para representá-los junto a direção passando por dois plebiscitos na área sobre a minha permanência e em ambas a minha permanência foi aceita por unanimidade , o Coordenador tem o papel de buscar melhorias dos seu curso junto ao Diretor. No período em que fui coordenador o Curso de Edificação passou de um curso com ameaças de extinção a um dos mais procurados nos vestibulinhos pela comunidade
Dizer que qualquer Coordenador de área é vinculado ao Diretor, não está correto, pois são eleitos por seus pares para representá-los.

Pergunta 05:
Aluno: Não identificado
Como que os alunos poderão obter os emblemas da GV? Uma vez que na APM só está sendo vendida a camiseta de 100 anos, custando 30 reais.

Resposta:
Se eleito, no momento da matrícula um emblema será fornecido gratuitamente, os restante colocaremos a preço acessível previsto na época, no momento a previsão da venda deste emblema seria a preço de R$ 2,00, que poderá ser costurado em qualquer camiseta branca.

Pergunta 06 , 07, 08:
Alunos: Alice Medeiros/ Fernanda Lopes/ Luiza Leão Vilela
Se a implantação das catracas e das carteirinhas foram feitas para evitar a entrada de “estranhos”, por que ainda é necessário o fechamento dos portões?

Qual a sua posição em relação ao fechamento dos portões?

Qual à medida que será tomada com relação ao fato de proibição da saída durante o intervalo? Os Alunos serão consultados?

Respostas:
Quando medidas envolvem segurança de menores de idade, por lei, os pais ou responsáveis devem ser consultados, como já foi feito nas reuniões de pais com o atual Diretor Afonso. Se eleito posso fazer uma nova consulta com os pais.
Quanto ao intervalo, se eleito, vou tentar negociar com o proprietário da cantina uma redução de valores.



Pergunta 09:
Aluna: Ana Carolina
O que você pretende fazer em relação aos armários? E quando?
Em relação à abertura das catracas, pelo menos na hora do intervalo, você pretende autorizar ou não? Já que a cantina não consegue dar conta da demanda de mais de 1000 alunos. Se você não autorizar, o que vai fazer para a cantina dar conta e reduzir os preços, já que é muito mais econômico comer fora da escola?

Resposta:
A expansão dos armários se dará conforme a procura dos locatários e viabilizar a compra de novos conforme a demanda. A locação já está disponivel com o coordenador de seu curso, já a ampliação se dará somente após comprovada a procura dai então sendo Diretor  poderei instituir prazos.
Quanto à cantina como já foi comentado em questões anteriores esclareço que em momento algum pretendo prejudicar financeiramente o aluno. Ouvindo as questões percebo que a preocupação de vocês é quanto à demanda da cantina, não medirei esforços para tentar solucionar o problema se preciso uma mudança de lay out ou contratação de novos funcionários, e sendo necessário chamarei os pais para entrarmos num consenso.


Pergunta 10:
Funcionário: Não identificado
É verdade que você trará, se eleito, o Profº Celestino e sua assistente de volta?

Resposta:
Primeiramente aproveitando sua pergunta venho esclarecer alguns boatos já ouvidos nos corredores, não tenho nenhum vinculo familiar seja com Celestino, Nadya ou qualquer outro funcionário da ETEc GV, não tenho intenção de solicitar a volta de nenhum professor que se afastou da Escola, a volta de qualquer um deles primeiramente depende do próprio professor solicitar a ampliação de carga horária, segundo deve haver aulas disponíveis, terceiro o Coordenador de cada Curso recebe os pedidos de ampliação vindos de todo o Centro Paula Souza  e  julga se será pertinente determinado professor lecionar a disciplina quando há falta de professor.
Não acredito que o Prof. Celestino queira retornar a Escola para Lecionar, já em cargo administrativos se eleito não haverá espaço para seu retorno.
A profª Nadya disse “que tinha intenção de retornar as vésperas de sua aposentadoria” e este é direito referente ao cargo que a mesma exerce (o cargo é da Escola).

Pergunta 11:
Aluno: João Gonçalves da Silva
Como você pretende melhorar os laboratórios de “Mecatrônica” – Eletrônica, Elétrica, Hidráulica e plano de aulas, porque ontem dia 10/05/2011 a aula do dia era muito ultrapassada. Gosto de idéias novas, (assuntos do dia)?

Pergunta 12:
Aluno: Ari Gomes de Souza Junior
Como você pretende melhorar nossos laboratórios de “Mecatrônica” e planejamento para as aulas práticas de todas as disciplinas visto que há muita necessidade de manutenção para todos os equipamentos?
Resposta:
Para melhorar os laboratórios, primeiramente preciso conhecer os problemas, nada melhor para ficar a par do que as reuniões mensais com os representantes e Coordenadores de Curso, lá poderemos discutir sobre os materiais, equipamentos necessários e aulas mais atuais.
Após este conhecimento poderei verificar o quanto de recurso será necessário para atualização destes laboratórios, solicitar verba junto ao Centro Paula Souza, buscar parcerias com indústrias privadas, solicitar capacitações aos professores sobre os Temas.

Pergunta 13:
Aluno: Lion Valentim Peggion
Terá uma forma de alunos já formados e com mais experiências, vir à escola e ajudar nas aulas com os alunos?

Resposta:
É uma boa idéia, mas preciso consultar as Legislações vigentes a respeito.
A principio não vejo nenhum impedimento, desde que o aluno esteja entrosado com o professor visando o desenvolvimento das tarefas como experiências e montagens em laboratórios seria ótimo, uma vez que a solicitação por estagiários junto a FUNDAP para desenvolver justamente este papel demora às vezes semestres para ser atendida.

Pergunta 14:
Aluno: Victor Koichi Hariki, 3° F / 2° L – Química
Tenho algumas sugestões para o melhor desenvolvimento escolar e alguns problemas encontrados na GV:
A) Desde o primeiro ano estudando na GV, pertenci à turma F - 1°, 2° e 3° F. Um dos principais problemas que encontramos é a falta de informação que nossa sala obtém. Somos na maioria das vezes os últimos a saber sobre o que ocorre na GV, sendo que muitas vezes acabamos descobrindo isso por colegas de outras salas - um verdadeiro telefone-sem-fio. Um exemplo disso foi uma reunião com o diretor que aparentemente ocorreu nos últimos dias/semanas - alguns de nós acabaram descobrindo sobre tal reunião via Twitter / Orkut. Talvez tenha sido só com o grêmio, ou com alguns dos representantes de sala - o fato é que não foi repassado o assunto a todos os alunos.
Este problema ocorreu principalmente durante nossa estadia na sala-ambiente no 1°F - a sala é escondida e, por inúmeras vezes, não éramos comunicados (e, pelo que ouvi, tal problema ocorre até hoje com o atual 1° F).
Qual atitude o senhor tomaria diante desse fato?
 Resposta:
Se olhar no meu blog a pasta Projeto sinalização, trata-se de um mapeamento da Escola e sua divisão em blocos com cores diferentes, nos horários fornecidos pelos Coordenadores de Curso á Direção, deverá vir informado não só a disciplina e professor, mas a sala em que ele estará lecionando, facilitando assim que o inspetor ou qualquer pessoa encontre as turmas em horário que desejar, melhorando assim não só a identificação, locomoção no prédio, mas também a comunicação.
Se for ao bloco de Edificações e verificar no quadro de avisos da área poderá observar o horário da tarde e noite com as disciplinas, professores e salas, da mesma forma no quadro de Meio Ambiente, um aluno que necessita fazer PP nestas áreas tem divulgado no mesmo quadro o calendário e estes horário facilitando o contato aluno professor.
Uma informatização destes conteúdos de uma forma ordenada por cursos, e de fácil utilização, aumentaria ainda mais a eficiência do sistema, para isso a modernização do site é fundamental, se não for possível desenvolve lo em curto prazo estimularmos a importância da APM para compra destas vantagens para a comunidade.

B) O website da escola peca em diversos aspectos. O layout deveria ser totalmente reformulado, assim como o conteúdo do site. Além do mais, ele deveria ser voltado à comunidade e aos alunos e interessados em futuramente ingressar em nossa ETEC, mas a prioridade das manchetes da primeira página são voltadas a professores (incluindo candidatos) e funcionários.
O que o senhor pretende fazer em relação ao site? Uma sugestão seria fazer um concurso (como aquele feito para eleger o logo do centenário da GV) para incentivar novas ideias para a produção de um layout atraente. Seria necessário também impor uma premiação digna (algo como um sistema de crédito extra (resumo do conceito em http://en.wikipedia.org/wiki/Extra_credit), um bônus de participação na preparação do evento da Semana da GV ou um acréscimo de nota nas matérias com vínculo à área de sociologia) para incentivar a participação, uma vez que a maioria de nós, seres humanos, realiza algumas ações apenas quando tem algo a ganhar.
 Resposta:
O site deve ser adequado a atualidade, uma disposição melhor de informações gerais, um concurso seria uma boa opção, referente à premiação, com certeza o aluno (a) quem ganhou o concurso do logo tem como maior premiação o orgulho de ver seu trabalho estampado em centenas de camisetas desfilando não só pela escola, o premio material é simbólico.
A questão de menções devem ser consultados, os pontos pedagógicos com os respectivos professores para verificar a possibilidade desta vinculação.

C) Outro fator importante é a conscientização sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nossa escola deveria recolher materiais recicláveis para dar a destinação correta, e mais uma vez podendo oferecer algo em troca. Por exemplo, as 10 pessoas que entregassem à GV a maior quantidade de materiais (ou peso, etc) poderia ganhar algo (exemplos de prêmios já citados anteriormente).
Resposta:
Não só a reciclagem básica de materiais deverá ser implantada, mas buscarei concretizar projetos para a Escola, como os dos alunos de Meio Ambiente, um projetado para controle preciso de consumo de água para lavatórios, mictórios, reduzindo o consumo de água, diminuindo o esgoto, outro sobre coleta de bituca de cigarro para ser utilizada como tecido, são idéias de alunos transformadas em TCC voltadas ao Meio Ambiente, acredito que com as reuniões mensais com os representantes de sala poderemos desenvolver projetos para melhoria da comunidade toda praticando assim a sustentabilidade não só para GV.

D) A GV também poderia organizar maratonas / gincanas. Por exemplo, jogos de perguntas e respostas, como um Passa ou Repassa, não misturando 1°s, 2°s e 3°s anos, participando uma sala contra a outra, e a melhor ganharia pontos em várias matérias diferentes. Assim, o incentivo para os estudos seria extremamente maior, com o desenvolvimento também do trabalho em equipe, treino de memória e espírito de competitividade, que com certeza traria um melhor desempenho da GV em diversos aspectos, tal como Vestibular e Olimpíadas.
Resposta:
As menções devem ser garantidas por atividades desenvolvidas pertinentes ao conteúdo da disciplina, essas atividades deverão ser implantadas com muitas outras relacionadas a pratica de esportes, lazer e educação, serão discutidos os moldes para que seja colocado em prática.   
 E) Outro problema da GV é a má utilização dos recursos financeiros. Em relatórios da APM fixos no pátio da escola, é possível observar que há um gasto considerável com café e com lanches para reuniões, entre outros. Entendo que vários professores ficam desde o começo da manhã até o fim da noite na escola, mas é preciso também considerar que necessita-se definir prioridades para a utilização desses recursos.
 Resposta:
Podemos refazer quaisquer orçamentos, mas a respeito do café foi passado um plebiscito entre os professores e a permanência foi maioria, não é oferecido nada mais, alem da água aos professores.

F) Um dos principais problemas que nossa sala sofre atualmente é o freqüente barulho que vários alunos fazem no jardim/terraço da GV, na frente das novas catracas, durante o período em que deveriam estar dentro da sala de aula. Nossa sala fica imediatamente acima daquela área, e o barulho chega a ser insuportável em algumas horas, mesmo não sendo o período do intervalo. Vários professores reclamam desse problema, pois não conseguem dar aula, e nós, alunos, não conseguimos prestar 100% de atenção no que o professor está (tentando) ensinar. Apesar disso, não foi realizada uma solução eficiente até o presente momento. Qual seria sua primeira atitude para sanar essa situação desagradável?
 Resposta:
Foi colocado um abafador de ruídos de madeirite, agora vamos verificar os resultados, caso seja necessário poderá receber uma manta isolante acústica.

G) Além da falta de professores (problema finalmente resolvido em nossa sala), há certa dificuldade em aprender com certos professores, devido ao método de ensino, freqüentes faltas e outros motivos. Caso seja eleito, há a intenção de conversar com as salas, tentando descobrir as dificuldades enfrentadas pelos alunos e solucioná-las? Sugestão: ao invés de organizar uma lista única de sugestões e reclamações por sala, seria bom pedir a todos os alunos entregarem no prazo de uma semana (pois ter boas ideias leva algum tempo) uma lista individual, pois em certas salas pode haver uma certa censura para proteger certo professor, resultando assim em uma não melhoria no método de ensino do mesmo. Isso deve ser impedido pois, mesmo recebendo reclamações, ninguém é perfeito, e é com as reclamações que podemos nos desenvolver plenamente.
  Resposta:
Os processos seletivos para docentes deverão acontecer rotineiramente uma vez ao ano, para garantir o cadastro de reserva de professor para todas as disciplinas, as reuniões com os representantes de sala e Coordenador mensalmente trará uma visão interna das turmas, caso necessário estudaremos complementações.
É importante afirmar que, quando comentei sobre possíveis premiações com menções e afins, não se deve do mesmo modo diminuir as menções daqueles que não participaram por um motivo qualquer, pois tais atividades devem ser vistas como um quê a mais para o desenvolvimento escolar e não medem a capacidade do aluno. Um exemplo disso é a participação na Semana da GV: pelo que soube, haverá um acréscimo na nota de várias matérias para quem participar, mas não ficou claro se haverá também um decréscimo para aqueles que não participarem. Se esse decréscimo existir, é algo que, em meu ponto de vista, deveria ser reprimido, pois, por exemplo, não mostra que o aluno não teve um desempenho "Muito Bom" em matemática ou biologia.

Peço que analise esses problemas e sugestões com calma, paciência e carinho, e me responda assim que possível para que seja possível divulgar a sala suas propostas e intenções, visto que muitos não tiveram a oportunidade de assistir aos discursos, uma vez que muitos não quiseram perder aulas nesse ano em que realizaremos o Vestibular.